domingo, 16 de setembro de 2012

CONHECENDO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERAGINDO EM BLOGS


O presente texto tem por objetivo cumprir as exigências das disciplinas Educação a Distância no Brasil e no Mundo, Políticas e Legislação em Educação a Distância, e Referenciais de Qualidade na Educação Superior a Distância, do Curso de Metodologias e Gestão em Educação a Distância da Universidade Anhaguera-UNIDERP.
As bases do conteúdo desse texto são de artigos e das interações provenientes de blogs pesquisados (Educação Humanista Inovadora - http://moran10.blogspot.com.br/ e Blog Educação a Distância - http://www.educacaoadistancia.blog.br/) e comentário de seus autores e usuários.
            Durante as leituras sobre os mais diversos e variados assuntos e/ou temas relacionados à EAD, foi possível expor o pouco que conhecia e nas interações pude rever os conceitos que estudei durante as aulas do curso e também conhecer novos, ampliando meu conhecimento e conhecendo novas pessoas. A seguir vou expor um resumo das minhas participações e interações nos blogs, e posso afirma que é possível aprender em qualquer lugar.
E notável a preocupação que sonda todos os envolvidos (gestores, professores, tutores, alunos e outros) com a EAD. Também é nítido que a EAD vem se mostrando flexível ao tempo e ao desenvolvimento econômico e social, quanto ao desenvolvimento político ainda esta engatinhando. A educação presencial no cenário atual, ainda vive com escolas do século XIX, professores do século XX e Alunos do século XXI.
Devido seu crescimento estar a pleno vapor, a EAD vem ganhando credibilidade e adeptos de diversos setores da sociedade a cada dia que passa. Mesmo crescendo menos devido ao aumento de evasões por diversos motivos (falta de tempo do aluno para estudar e participar do curso, acúmulo de atividades no trabalho e a dificuldades de se adaptar à metodologia, também é importante enfatizar a instabilidade que no mercado de trabalho, onde todos estão expostos).
A EAD exige de todos os envolvidos nessa modalidade de ensino, novas habilidades e competências para ter sucesso e um ensino de qualidade. No Brasil tem muitos entraves que devem ser superados nos aspectos legais, econômicos e sociais, para alavancar o desenvolvimento da Modalidade do Ensino.
Favorecendo a democratização do acesso ao ensino e a educação, a Ead está borrando as fronteiras que impediam os interessados em participar de uma formação, seja para um curso de tecnólogo, graduação, pós- graduação, atualização, extensão e entre outros, ainda há muito a fazer. No Brasil a Ead na Educação Fundamental e Básica só pode ser utilizada apenas para atividades complementares de ensino, reforço e recuperação, ou seja, apenas como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.
Sabe-se que a educação brasileira é burocrática e ineficiente, qualquer mudança seja nos currículos, nas concessões de autorizações e reconhecimentos dos cursos leva-se muito tempo, trazendo prejuízo para as instituições e para a sociedade que anseia por uma educação de qualidade.
A EAD possibilitará uma educação customizada e/ou personalizada para cada perfil de aluno em diferentes situações, possibilitando o acesso democrático a educação de diversas formas (ambientes de aprendizagens, redes sociais, comunicadores instantâneos, fóruns e outros), com currículos diversos e não homogeneizados.
Visando os alunos como responsáveis pela sua própria condução de aprendizagem, deve–se planejar de todas as ações que serão tomadas, seja por parte das instituições e dos alunos, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma Ead de qualidade.

Referencias Bibliográficas
BARROS, Alexandre. Educação – tudo legal e tudo muito ruim. Disponível em < http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,educacao--tudo-legal--e-tudo-muito-ruim-,928751,0.htm> Acessado em 14 set. 2012.

BENEDETTI, Cláudia; MORAN, José Manuel. Fundamentos, políticas e legislação em EAD. Departamento de Extensão e Pós-Graduação. Anhanguera Educacional, 2012.

BRASIL. Decreto lei nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional.

LONGO, R. M. J. Gestão da qualidade: evolução histórica, conceitos básicos e aplicação na educação. 1995. Disponível em: <http://www.dcce.ibilce.unesp.br/~adriana/ceq/Material%20complementar/historia.pdf>. Acesso em: 10 set. 2012.

MATTAR, João. Educação A Distância no Brasil e no Mundo. Valinhos, p. 1-56, 2012. Disponível em: <http://anhanguera.com>. Acesso em: 1 fev. 2012.

 

ROESLER, Jucimara. Referenciais de Qualidade na Educação Superior a Distância. Departamento de Extensão e Pós-Graduação. Valinhos, SP: Anhanguera Educacional, 2011.  Disponível em: <www.anhanguera.com>. Acesso em: 11 set. 2012.

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